O Barroco começa a partir do ano de 1600 e todas as manifestações entre essa data e 1700 estão inseridas em um contexto assimétrico e rebuscado das obras barrocas. O Barroco ou Seiscentismo teve início em Portugal com a unificação da Península Ibérica, fato que acarreta ao período intensa influência espanhola, e também faz surgir outra denominação para o período, Escola Espanhola. No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira, o qual introduz em definitivo o modelo da poesia camoniana na literatura brasileira. Portugal estava em decadência nos últimos vinte e cinco anos do século XVI, o comércio tornava Lisboa a capital da pimenta, no entanto, a agricultura estava abandonada e as colônias portuguesas, inclusive o Brasil, não deram riquezas imediatas. Pouco tempo depois, com o desaparecimento de D. Sebastião, Filipe II da Espanha consolidou a unificação da Península Ibérica, o que possibilitou e favoreceu o avanço da Companhia de Jesus em nome da Contra-Reforma, o que ocasionou a permanência de uma culturapraticamente medieval na península, enquanto o restante da Europa vivia as descobertas científicas de Galileu, Kepler e Newton, por exemplo. É durante este quadro cultural europeu que o estilo Barroco surgiu, em meio à crise dos valores renascentistas, ocasionada pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas. O contexto assimétrico e rebuscado do barroco, citado anteriormente, é reflexo do conflito do homem entre as coisas terrenas e as coisas celestiais, o homem e Deus, antropocentrismo (homem no centro) e o teocentrismo (Deus no centro), pecado e o perdão, enfim, constantes dicotomias. No Barroco podemos classificar dois estilos literários: O Cultismo e o Conceptismo.
• Cultismo – caracterizado pela linguagem culta, rebuscada, ligado à forma, jogo de palavras, com influência do poeta espanhol Luís de Gôngora, e por isso, chamado também de Gongorismo.
• Conceptismo – caracterizado pelo jogo de idéias, ligado ao conteúdo, raciocínio lógico, com influência do espanhol Quevedo, e por isso, chamado também de Quevedismo.
Fonte: http://www.brasilescola.com/literatura/o-barroco.htm
Gostei muito ao citar que o barroco é seiscentista. Ah, evitem ctrl c+ ctrl v! Ia ser mais natural com suas palavras.
ResponderExcluirThayná Raider 3 ano
Ótimo texto, bem informativo principalmente para leigos. dica 1 mesmo fazendo o ctrl c+ ctrl v seria uma boa trocar algumas palavras,para que agente não ache a fonte no google.
ResponderExcluirPatrick Galvão 3 ano - Barcelona
Texto muito rico, mas evitem copiarem textos e argumentações de outros sites...
ResponderExcluirbruno cuzzuol 3°ano abs
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom texto, evitem o Ctrl c + Ctrl v. Vocês tem capacidade de montar um texto com suas palavras.
ResponderExcluirSandro Reis - 3º Ano/ABS - Barcelona
Texto rico em conhecimento , gostei quando se referiram ao barraco usando o nome : "Seiscentismo" pois detalhes como esse que fazem a diferença em provas ... Parabéns...
ResponderExcluirNão diria que e um trabalho excelente. No mundo atual o Ctrl c + Ctrl v não garante o futuro de uma pessoa, vocês devem rever esse trabalho de vocês, e depois disto, ai sim escrever um outro texto com as suas palavras...
ResponderExcluirTaylon Henrique Alves Simões 3ºano barcelona
Bom,acho que vocês podem melhorar muito o texto de vocês fazendo com suas palavras não colocando Ctrl c + Ctrl v ,além disso acho que também poderiam colocar imagens para que não fique so em leitura...fora isso gostei muito do trabalho ,so acho que poderiam melhorar um pouquinho.
ResponderExcluirBianca Ravete-3 ano Barcelona
Olá!
ResponderExcluirAchei o post muito interessante.
Porém acho que vocês poderiam ser mais diretos e poderiam ter usado uma linguagem menos formal para atrair mais a atenção dos jovens.
Mais está muito bom o blog!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluiro texto esta otimo,explicando muito bem o que é o barroco,so evite copiar muito da internet,e passe a escrever mas com suas palavras.
Nayane,3º ano,alternativo - barcelona.